Introdução
• As complicações cardiovasculares estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade em pacientes submetidos à cirurgia não cardíaca.
• Escores de risco e testes funcionais são a estratégia de escolha para avaliar esses pacientes, no entanto, mais de um terço dos eventos (MACCE-Major Cardiac and Cerebrovascular Events) perioperatórios ocorrem em pacientes com um estudo negativo.
• A angiotomografia computadorizada de coronária (CTCA) e o escore de cálcio coronário (CAC) estão emergindo neste contexto como um importante preditor de resultados clínicos.
Métodos
Estudo prospectivo observacional, e centro único (ICESP- Instituto do Câncer do Estado de São Paulo)
Critérios de Inclusão
Pacientes oncológicos
ü Cirurgia oncológica de grande porte ( torácica e abdominal aberta)
ü Idade acima de 45 anos
ü Sem sintomas cardiovasculares
ü Pelo menos 2 fatores de risco: doença vascular periférica, idade > 70 anos, história de AIT ou AVE
ü Tabagista ou ex-tabagista
ü Dislipidemia
ü Diabetes mellitus
ü Hipertensão arterial
Critérios de Exclusão
ü Alergia a contraste iodado
ü Insuficiência renal com creatinina ≥ 2mg/dL
ü Cardiomiopatia prévia
ü Indicação clínica de teste invasivo ou funcionalü
Pré operatório
· Consulta com cardiologista
· Angiotomografia de coronária pré-operatória
· Dosagem de perfil lipídico e NT pró BNP
· ECG
Resultados
A ocorrência de principal evento cardiovascular e cerebrovascular (MACCE) foi observada em 6 pacientes (7,1%). Injúria miocárdica ocorreu em 45,2% dos casos, insuficiência renal aguda em 23,8%, reinternação após a alta hospitalar em 14,3% e eventos tromboembólicos em 3,6%
A doença coronariana obstrutiva foi identificada em 17,8% dos pacientes e de escore de cálcio > 100 em 35,7% dos pacientes.
A proporção de DAC obstrutiva foi maior no grupo MINS (31,4 vs. 8,7%, p=0,072). Com relação ao escore de cálcio (CAC), CAC < 100 foi detectado em 78,3% dos pacientes sem MINS e em 40% dos pacientes com MINS. CAC >100 foi mais prevalente no grupo MINS (60,0% vs. 21,7%, p=0,005)
Conclusão
Os resultados parciais mostraram uma relação do escore de cálcio com a ocorrência de MINS e na análise multivariada a menor glicemia pré-operatória e o maior tempo de anestesia maior como preditores de eventos