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10 a 12 de junho de 2021

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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Nível de instrução de pacientes atendidos num serviço de hemodinâmica e cardiologia intervencionista de um hospital terciário universitário

SOARES, WR, BUENO, GC, GALHARDO. A, GENEROZO, SR, MELO, LM, ARAUJO, E, TEIXEIRA, PS, OLIVEIRA, MDP, CAIXETA, AM
UNIFESP - Univers. Federal de São Paulo - São Paulo - SP - Brasil

 

Introdução: Partindo-se da garantia constitucional dada pelo Estado Brasileiro na Constituição Federal de 1988, de acesso à educação como direito fundamental e da importância social do ensino para o desenvolvimento de um país, espera-se que os dados demográficos coletados e apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrem uma sociedade expressivamente igualitária no acesso aos ensinos básico, médio ou superior. Não obstante, trinta e dois anos após a definição do acesso à educação como direto universal e dever do Estado, o país ainda apresenta significativas desigualdades na alfabetização.

 

Objetivo: Verificar o nível de instrução dos pacientes usuários do serviço de cardiologia intervencionista de um hospital terciário universitário, submetidos a algum procedimento no laboratório de hemodinâmica e compará-los comos dados mais recentes disponibilizados pelo IBGE.

 

Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal, cujo período de tempo observado foi de agosto/2020 a abril/2021, buscando fatores de comparabilidade aos indicadores de referência: nível de instrução, que capta o nível educacional alcançado por cada pessoa, independente da duração dos cursos por ela frequentados; e taxa de analfabetismo, que segundo o IBGE, analfabetos são indivíduos maiores de 15 anos de idade que não sabem ler ou escrever. Resultados: A população observada foi de n= 1352, com proporções mostradas na Tabela 1. O nível de instrução estava indisponível em 13,2% dos casos. Conclusão: Nesta casuística de pacientes atendidos num serviço de hemodinâmica e cardiologia intervencionista de um hospital terciário universitário, notaram-se, em comparação aos dados nacionais relatados pelo IBGE, menores taxas de conclusão do nível básico de educação, menos índices de analfabetismo e similares cifras de usuários que não concluíram os níveis fundamental e médio, sendo necessária continuidade dos estudos para correlação com índices morbidades.

 

 

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41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

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