SOCESP
10 a 12 de junho de 2021

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Uso das mídias sociais como estratégia de ensino: relato de experiência de uma liga acadêmica

Juliana Resende Corrêa Lima, Raquel Sangy da Costa Guimarães, Wesley Martins de Souza, Beatriz Deloca Lima, Carolina Mozart de Pinho, Bruna Ribeiro Almeida Magalhães, Ana Carolina Almeida Gonçalves, Andressa Teoli Nunciaroni, Renata Flavia Abreu da Silva
UNIRIO - RJ - RJ - Brasil

 

INTRODUÇÃO: As Ligas acadêmicas são grupos de estudos de iniciativa discente com enfoque em um tema central, complementando o ensino proposto pela universidade, estimulando o pensamento científico por meio de atividades de pesquisa e o desenvolvimento profissional por meio das atividades de extensão. Devido à pandemia da COVID-19 as atividades presenciais foram interrompidas em virtude das condições sanitárias estabelecidas. Sendo assim, as ligas precisaram reinventar seu modo de se comunicar utilizando, para isso, recursos digitais como espaço de interatividade durante o distanciamento social. Objetivou-se, portanto, descrever a experiência de uma liga acadêmica de cardiologia e pneumologia sobre o uso de mídias sociais durante a pandemia da COVID-19. MÉTODOS: Relato de experiência da vivência dos integrantes de uma liga acadêmica de cardiologia e pneumologia, composta por acadêmicos de enfermagem de diferentes universidades, abordando a organização das atividades extracurriculares desenvolvidas pelos ligantes, fundamentadas no tripé ensino, pesquisa e extensão. RESULTADOS: Foram divulgadas informações acerca de temas relacionados à cardiologia e pneumologia por meio de postagens na rede social Instagram® , dentre as quais incluem-se curtos vídeos de linguagem acessível, conhecidos como Reels, questões de concursos comentadas e posts com ilustrações e resumos sobre conteúdos da área. Vale ressaltar que tais ferramentas podem facilitar o acesso ao conhecimento científico de modo amplo, tanto aos acadêmicos e profissionais, quanto aos indivíduos leigos na área. Como produção discente orientada por docentes, a disseminação deste conhecimento pode, até mesmo, ser utilizada como estratégia de ensino pelos próprios docentes. As redes sociais tornaram-se a principal plataforma de divulgação de eventos e conteúdos ofertados pela liga e, em decorrência disso, uma maior quantidade de publicações foi confeccionada gerando mais engajamento nas mídias. As publicações adaptaram-se às tendências e notícias atuais, além de aumentar o espectro do público alvo para além do nível acadêmico por meio da adequação da linguagem. CONCLUSÕES: Pôde-se observar os reflexos da pandemia da COVID-19 no meio acadêmico, exigindo adaptações efetuadas pela liga acadêmica por meio de recursos virtuais, como modo de manter e aprimorar suas atividades. O uso crescente das redes sociais nesse contexto possibilitou o alcance não só da comunidade acadêmica, como também da sociedade.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

10 à 12 de junho de 2021