SOCESP
10 a 12 de junho de 2021

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Diagnósticos de enfermagem mais frequentes no atendimento a pacientes em uso de ECMO para uma assistência de excelência

Debora Prudencio e Silva, Tais Fatima Tonelli, Paula Cremasco Bernardo, Viviane Aparecida Fernandes
Hospital Samaritano Paulista - São Paulo - SP - Brasil

Introdução: A oxigenação extracorpórea por membrana (ECMO) é considerada um suporte cardiopulmonar mecânico com intuito de prover oxigenação tecidual, por longos períodos, em casos de doença grave e refratária ao tratamento convencional. Frente a alta complexidade de pacientes em ECMO, se faz necessário um planejamento adequado da assistência de enfermagem, tendo como objetivo geral designar metas, intervenções e resultados esperados, para promover uma melhor assistência ao cliente. 

 

Objetivo: Elencar os diagnósticos de enfermagem prescritos na assistência ao paciente em uso de ECMO em um hospital privado. 

 

Métodos: Estudo retrospectivo, descritivo, com análise quantitativa dos dados em um hospital privado, terciário, de médio porte no período de agosto de 2019 a maio de 2021.

 

Resultados: No período de agosto de 2019 a maio de 2021, foram internados oito pacientes em ECMO. Destes, cinco (62,5%) eram do sexo feminino, com uma média de 35,9 anos. A modalidade de ECMO mais frequente foi a veno-venosa (VV) em cinco casos (62,5%), e três (37,5%) veno-arterial (VA). Foi possível elencar 12 diagnósticos de enfermagem mais frequentes na prescrição de enfermagem. Os diagnósticos mais frequentes foram perfusão tissular periférica ineficaz em 25% (3), risco de infecção em 17% (2), risco de sangramento em 25% (3), risco de integridade de pele prejudicada em 50% (6), débito cardíaco diminuído em 8% (1), troca de gases prejudicada em 33% (4), padrão respiratório ineficaz em 33% (4), risco de aspiração em 8% (1), risco de queda em 33% (4), dor aguda em 17% (2), risco de constipação intestinal em 8% (1), e percepção sensorial prejudicada em 8% (1).

 

Conclusão: Frente aos diagnósticos de enfermagem elencados, foi possível a elaboração de uma prescrição de enfermagem direcionada a cuidados essenciais a pacientes de alta complexidade, proporcionando uma assistência de enfermagem sistematizada e de excelência. 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

10 à 12 de junho de 2021