SOCESP
10 a 12 de junho de 2021

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

IMPORTÂNCIA DO EXAME RADIOGRÁFICO NA AVALIAÇÃO ODONTOLÓGICA PRÉVIA À CIRURGIA CARDÍACA

Mariane Cristina Balbão, Heloisa de Milano Friedmann, Ana Carolina De Andrade Buhatem Medeiros, Valéria Cristina Leão de Souza, Gabriella Avezum Mariano da Costa de Angelis
INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL

Introdução: A intervenção imediata em casos de focos infecciosos orais é extremamente necessária para prevenção da ocorrência de Endocardite Infecciosa (EI) nos pacientes com comprometimento valvar. Para tanto, o acompanhamento odontológico e a realização de exame radiográfico se faz indispensável na programação da cirurgia cardíaca.

A radiografia panorâmica é um dos exames complementares mais requisitados em ambiente hospitalar, pois fornece qualidade de informações a respeito das condições dentárias e das estruturas de suporte associadas, sendo uma boa opção como exame de triagem e complementação diagnóstica.

Relato de Caso: Paciente do gênero feminino, 74 anos, com diagnóstico médico de Insuficiência Cardíaca Congestiva perfil B, Estenose Aórtica sintomática, Insuficiência Tricúspide e Mitral importantes, internada em planejamento de intervenção cirúrgica cardíaca; solicitada avaliação odontológica pré-operatória, como protocolo da Instituição.

Ao exame físico intra oral, paciente desdentada total superior e inferior com leve abaulamento em região ântero-posterior do rebordo maxilar. Foi requisitada radiografia panorâmica, sendo possível verificar a imagem sugestiva de raízes residuais intra ósseas na região dos dentes canino superior direito e primeiro molar superior direito.

Realizada cirurgia exploratória com abertura de retalho em envelope para extração das raízes residuais, seguida de curetagem dos alvéolos, que continham grande quantidade de tecido de granulação apresentando secreção purulenta. Foi prescrita profilaxia antibiótica com 2G de amoxicilina 1 hora antes do procedimento para prevenção de EI. Paciente foi, então, liberada para realização da intervenção cardíaca após remoção dos focos infecciosos orais.

Conclusão: Nesse contexto, nota-se a importância do exame complementar radiográfico na avaliação odontológica para o correto diagnóstico e planejamento terapêutico do paciente, especialmente para aqueles em programação de cirurgia cardíaca.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

10 à 12 de junho de 2021