SOCESP
10 a 12 de junho de 2021

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

REATIVAÇÃO DE CARDITE REUMÁTICA COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE DISFUNÇÃO VENTRICULAR EM PACIENTE IDOSO: UM RELATO DE CASO

Costa, BOB, de Mateo, FG, Landim, FB, Resende, JAM, Spina, GS, Tarasoutchi, F
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

INTRODUÇÃO: Miocardite reumática aguda é entidade pouco lembrada como etiologia de disfunção de ventrículo esquerdo (VE). Apresentação em população idosa é rara. Relatamos caso de miocardite reumática aguda em paciente de 71 anos. RELATO DE CASO: Paciente do sexo feminino, 71 anos, em seguimento ambulatorial por Febre Reumática, com acometimento valvar, tendo realizado troca valvar aórtica por prótese mecânica em 1976, e troca valvar mitral por bioprótese em janeiro de 2021. Após última intervenção cirúrgica paciente refere queixa de palpitações, fadiga e edema progressivo de membros inferiores. Realizado ecocardiograma transtorácico para investigação com evidência de queda significativa da fração de ejeção de 69% no pós-operatório para 35% 2 meses após, sem disfunção das próteses. Solicitado Ressonância Nuclear Magnética cardíaca com ausência de realce tardio e Cintilografia com Gálio com captação positiva em área cardíaca sugestiva de processo inflamatório em atividade. Iniciado corticoterapia com prednisona 1mg/kg com melhora sintomática importante. 
DISCUSSÃO: A recorrência de cardite reumática é entidade pouco lembrada como etiologia de disfunção ventricular. Seu diagnóstico é importante pois a disfunção ventricular esquerda pode ser revertida com corticoterapia. O diagnóstico é de exclusão, descartando-se doença isquêmica cardíaca e outras etiologias de disfunção de ventrículo esquerdo (VE). Melhores métodos para diagnóstico são cintilografia cardíaca com gálio-67 e PET-CT cardíaco.
CONCLUSÃO: Frente a disfunção ventricular nova em paciente reumático, mesmo que fora da faixa etária para recorrência de cardite, esta entidade deve ser considerada e incluída entre as hipóteses diagnósticas, pois pode ser revertida com corticoterapia.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

10 à 12 de junho de 2021