SOCESP
10 a 12 de junho de 2021

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

IMPACTO DOS NÍVEIS DE TROPONINA ULTRASSENSÍVEL NO PERFIL CLÍNICO DE PACIENTES COM DOR TORÁCICA E AUSÊNCIA DE SÍNDROME CORONARIANA AGUDA

Renata Pereira Cavalcanti, Maurício Nassau Machado, Ana Laura S Mantovani, Bruno R Santos, Lilia Nigro Maia, Rosana Gobi Bruetto, Andressa M de Souza, Fernando Rodrigues Bruetto
FACULDADE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FAMERP - - SP - BRASIL

 

Introdução: A Síndrome Coronariana Aguda (SCA) está entre as principais causas de morte no Brasil. Nesse contexto, a dosagem sérica de troponina T ultrassensível (TNT-US) é um exame de grande valia nas unidades de emergência. No entanto, pouco se sabe sobre o impacto de níveis anormais de TNT-US em pacientes com dor torácica e ausência de SCA e sua correlação com o perfil clínico, comorbidades e complicações.

Objetivos: Analisar as diferenças no perfil clínico, comorbidades e complicações em pacientes com dor torácica e ausência de SCA quanto aos níveis TNT-US avaliados em um Centro de Dor Torácica (CDT).

Métodos: De janeiro a julho de 2018, foram admitidos 856 pacientes no CDT, destes, 226 pacientes  encontravam-se com dor torácica, porém, ausência de SCA. Neste grupo, 48 pacientes apresentavam TNT-US elevada e 178, normal.

Resultados: Os pacientes com TNT-US normal apresentaram maior prevalência de doença musculoesquelética, psicoemocional e diagnósticos a esclarecer. Esse grupo também apresentou maior índice de massa corporal e menor prevalência de comorbidades em relação ao grupo com TNT-US elevada. Além disso, pacientes com TNT-US anormal apresentaram maiores valores creatinina e alterações eletrocardiográficas sugestivas de isquemia crônica, sendo, por isso frequentemente submetidos a cateterismo cardíaco para afastar SCA. Por fim, pacientes com TNT-US elevada apresentaram piores desfechos.

Conclusão: Pacientes com dor torácica com TNT-US elevada apresentaram maior necessidade de internação, maior prevalência de comorbidades clínicas e complicações graves, incluindo óbito.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

10 à 12 de junho de 2021