INTRODUÇÃO: Aproximadamente ⅔ dos candidatos ao TAVI possuem algum grau de disfunção renal e o uso de contraste iodado na avaliação pré e peri-intervenção pode agravar este quadro, com impacto prognóstico. Relatamos um caso de TAVI, no qual foi empregado o protocolo Zero Contraste.
RELATO DE CASO: Mulher, 77 anos, diabética, coronariopatia prévia com implante de stent e disfunção renal (estágio 3a), tendo clearance de creatinina de 45 ml/min/1.73m2. Apresentava dispneia classe funcional 3, com piora progressiva nos últimos meses. O Ecocardiograma demonstrou estenose aórtica importante com gradiente médio: 47mmHg, área valvar: 0.8cm2 e fração de ejeção: 65%. Com estes dados, após avaliação pelo Heart Team, foi incluída no protocolo TAVI Zero Contrate. Assim sendo, a avaliação dos sítios vasculares foi realizada por meio da angiografia com dióxido de carbono (CO2) com múltiplas injeções de 40 a 50ml de CO2, sendo o diâmetro mínimo de artéria femoral direita (AFD) de 6.6mm, com pequena quantidade de cálcio em seu trajeto (Imagem 1). Na sequência, avaliaram-se o anel aórtico e a junção sinotubular com emprego da angiotomografia (AngioTC) sem contraste (Imagem 2). Dessa forma, decidiu-se pela realização de TAVI com prótese auto-expansível Evolut R número 26mm, seguido de pós-dilatação com balão 22 x 40 mm, obtendo-se sucesso na intervenção (Imagem 3). Foram administrados apenas 24 ml de contraste iodado ao final do procedimento, de acordo com a avaliação final de segurança prevista nessa fase do protocolo. Após o implante, foi realizada angiografia com CO2 para avaliação da AFD, sem evidência de complicações (Imagem 4). A paciente recebeu alta hospitalar 3 dias após, com boa evolução clínica e melhora da função renal.
CONCLUSÃO: O caso aborda o emprego do protocolo TAVI Zero Contraste, com uso da Angiografia com CO2 e AngioTC sem contraste no contexto de disfunção renal e necessidade do TAVI. Esta alternativa tem se mostrado efetiva e benéfica, podendo ser futuramente empregada em grande escala.
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4