INTRODUÇÃO: A avaliação da função diastólica do ventrículo esquerdo (VE) considera parâmetros clínicos e ecocardiográficos contidos nas principais diretrizes sobre o tema. Poucos são os aplicativos que tratam desse assunto, e não existe uma uniformidade entre eles com relação aos parâmetros utilizados nas diretrizes de 2009 e 2016 da Sociedade Americana de Ecocardiografia (SAE). Nesse cenário, propôs-se o desenvolvimento de um novo aplicativo (app) como ferramenta auxiliar para a avaliação da função diastólica do VE de acordo com as diretrizes da SAE. MÉTODO: As diretrizes de 2009 e 2016 da SAE para a análise da função diastólica do VE foram avaliadas de forma sistemática por especialista em Ecocardiografia, certificado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. As informações foram organizadas em um fluxograma por meio de uma planilha na plataforma Google Sheets (figura 1), que foi repassada a um programador de aplicativos. Após desenvolvido, o app foi testado em estudos relacionados com a avaliação da função diastólica do VE.
Figura 1:
RESULTADO E DISCUSSÃO: O app (figura 2), em formato de link de web, apresenta duas opções de acesso para a avaliação da função diastólica do VE: a diretriz de 2009 e a diretriz de 2016. Após selecionar uma das opções, o usuário insere as informações iniciais para dar seguimento à investigação: peso, altura e volume do átrio esquerdo do paciente. No fluxograma, abordaram-se parâmetros clínicos e ecocardiográficos contidos nas diretrizes e incorporaram-se avisos com opções que fornecem direcionamento ao usuário. Assim, foi possível obter a análise da função diastólica do VE.
Figura 2:
CONCLUSÃO: O desenvolvimento do app alcançou o objetivo de atuar como ferramenta de auxílio à decisão diagnóstica, proporcionando facilidade de acesso a informações completas e acreditadas acerca da função diastólica do VE, diante da grande quantidade de dados presentes nas diretrizes.