SOCESP
10 a 12 de junho de 2021

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Evolução intra-hospitalar e alta precoce em pacientes submetidos à angioplastia primária e estratificados pelo escore de Zwolle

Achilles Gustavo Silva, Michel Hamui Sallum
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG - Brasil

FUNDAMENTO: A seleção de pacientes de baixo risco submetidos a angioplastia primária baseada em escore de risco Zwolle pode ser útil para organização do atendimento e cuidados em saúde. A alta precoce desses pacientes é segura e custo-efetiva e pode beneficiar pacientes sem a ocorrência de eventos adversos.O objetivo desse estudo foi avaliar a mortalidade intra-hospitalar de pacientes submetidos à angioplastia primária de acordo com escore de Zwolle e verificar a ocorrência de alta precoce naqueles de baixo risco (escore ≤ 3 ).

MÉTODOS: Foram avaliados prontuários eletrônicos e revisadas as angioplastias coronárias de pacientes submetidos à angioplastia primária de 18 de março a 18 de setembro de 2020 no Hospital de Clínicas da UFTM. Os dados foram organizados em tabela de excel e o cálculo de zwolle escore foi realizado naqueles que possuiam todos os dados disponíveis (Killip, TIMI Flow, idade, DAC multiarterial, infarto de parede anterior, tempo de isquemia). As variáveis qualitativas foram expressas por meio de distribuição de freqüências e as  quantitativas  como média e desvio-padrão.

RESULTADOS: Foram avaliados 85 pacientes dos quais 22 apresentavam todos os dados para cálculo de escore de Zwolle. Desses, 15(68,1%) eram do sexo masculino e a média da idade era 58,4(±). As ocorrências de hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e DAC prévia foram respectivamente (63,6%, 31,8%, 59%, 18,1%). Diagnóstico de IAM de parede anterior foi encontrado em 36,3% e disfunção importante de VE em 31,8%. Pacientes com Zwolle 3 tiveram mortalidade de 6,6%, e tempo de internação de 5,2 dias e aqueles com escore > 3 tiveram 14,2% e 11,5 dias respectivamente. No grupo de pacientes de baixo risco, 3/14(21,4%) foram liberados nas primeiras 72h e nos demais grupos nenhum paciente recebeu alta precoce.

CONCLUSÃO: Nessa casuística, pacientes com escores de Zwolle >3 não tiveram alta nas primeiras 72h e apresentaram mais que o dobro da mortalidade e do tempo de internação quando comparados aos de baixo risco (Zwolle ≤ 3 ). O uso desse escore pode ajudar na estratificação de risco e identificação de pacientes com possibilidade de alta precoce.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

10 à 12 de junho de 2021