SOCESP
10 a 12 de junho de 2021

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Desbalanço da relação ECA/ECA2 em pulmões de ratos hipertensos: possíveis implicações para a pandemia da COVID-19

Caio de Assis Moura Tavares, Flávia L. Martins, Pamella A. Malagrino, Thiago Rentz, Samantha K. Teixeira, Acaris Benetti, Thiago M. S. Rios, Gabriel M. D. Pereira, Bruno Caramelli, Adriana C. C. Girardi
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: Desbalanço do sistema renina angiotensina (SRA) pode facilitar e agravar a injúria pulmonar em pacientes com COVID-19. Hipertensão (HAS) e sexo biológico estão associados com a gravidade da COVID-19, mas dados sobre o impacto de hipertensão e sexo biológico na relação entre ECA/ECA2 são desconhecidos.

Métodos: Abundância, expressão proteica e atividade de ECA e ECA2 foram analisadas em pulmões de ratos hipertensos (n = 17; 9 machos e 8 fêmeas) e normotensos (n = 20; 10 machos e 10 fêmeas) através de PCR quantitativo em tempo real, immunoblotting utilizando anticorpos específicos e fluorimetria, respectivamente. Concentrações pulmonares de ECA e ECA-2 foram medidas por meio de ELISA. Validação em humanos foi realizada através da comparação da expressão de RNA mensageiro (RNAm) de ECA/ECA-2 no banco de dados do projeto GTEx (Genotype-Tissue Expression).

Análise Estatística: Comparação entre ratos hipertensos/normotensos e entre sexos através de análise de variância (ANOVA). Diferenças entre expressão de RNAm em humanos hipertensos/normotensos através de uma modelagem linear generalizada.

Resultados: Ratos hipertensos e machos apresentaram menor expressão de RNAm de ECA2, menor abundância e atividade de ECA2 a aumento da abundância de angiotensina II, em comparação a ratos normotensos e fêmeas. Em humanos, a razão da expressão de RNAm entre ECA/ECA2 também foi maior em indíviduos hipertensos do que em normotensons (p = 0,02). Os resultados estão resumidos na Figura.

Conclusão: Associação de sexo masculino e HAS gera um desbalanço do SRA, primariamente por redução da expressão da ECA-2, com predomínio da eixo pró-inflamatório ECA/angiotensina II, possivelmente explicando a maior gravidade da COVID-19 nesta população.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

10 à 12 de junho de 2021