SOCESP
10 a 12 de junho de 2021

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

EXPERIÊNCIA DE UM HOSPITAL CARDIOLÓGICO NO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DO PROGRAMA DE CUIDADOS CLÍNICOS EM DOENÇA ESPECÍFICA – JOINT COMMISSION INTERNATIONAL (JCI)

Camila Gabrilaitis Cardoso, NILZA LASTA , RAQUEL BALDUINO , SANDRO BATISTA , MARIANA OKADA , VIVIANE FERNANDES , PEDRO BARROS , VALTER FURLAN
SAMARITANO PAULISTA - SÃO PAULO - SP - BRASIL

Introdução: A acreditação da JCI reflete o comprometimento com a excelência e confere reconhecimento à organização situando o nível de seus serviços entre as práticas líderes em âmbito internacional. Para atender aos mesmos quesitos de qualidade a Certificação do Programa de Cuidados Clínicos (CCPC) revela a excelência em áreas específicas promovendo melhores resultados, através da integração e coordenação dos cuidados. Com o intuito de oferecer os melhores cuidados aos pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM) e insuficiência cardíaca (IC), foi implantado o programa de cuidados clínicos

Objetivo: Relatar a experiência do processo de implementação e consolidação do Programa de Cuidados Clínicos em doenças específicas (IAM e IC).

Métodos: Implementou-se um programa de cuidados clínicos para pacientes com diagnóstico de IAM e IC em um Hospital cardiológico, privado e localizado na cidade de São Paulo, durante o período de janeiro 2012 à novembro 2012.  Houve a necessidade de formação de uma equipe facilitadora com enfermeiro gestor e líderes que ofereceram treinamentos e suporte para equipe multiprofissional. O programa focou nos indicadores de qualidade para mensuração do tratamento preconizado pelas diretrizes para cada uma das doenças, educação e orientações ao paciente e família quanto à prevenção de novo infarto, sinais de descompensação de IC, cessação de tabagismo, prática regular de atividade física, alimentação saudável, manutenção do peso ideal, garantir a realização de consultas médicas periódicas (através do agendamento no momento da alta), não suspensão de medicações de uso contínuo, além do conhecimento sobre sua doença. O follow up através do contato telefônico e o acompanhamento ambulatorial garantiu a continuidade do cuidado, acompanhamento das suas condições clínicas e progressão da doença.

Resultados: Após 9 anos da implantação dos programas, fomos avaliados 3 vezes (2012, 2015, 2018) pela JCI.  A visita foi realizada em dois dias para cada programa, onde o avaliador teve a oportunidade de questionar as equipes, avaliar prontuários e estrutura física. Após estes dias, recebemos o resultado que foi satisfatório na conquista do selo de qualidade dos programas avaliados.  

Conclusões: A implementação e a conquista dos selos de qualidade dos programas de cuidados clínicos em IAM e IC foram fundamentais na melhoria contínua da qualidade do atendimento ao paciente, garantindo o melhor tratamento baseado nas diretrizes e evidência clínicas, com segurança e  minimizando os riscos ao paciente.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

10 à 12 de junho de 2021