SOCESP
10 a 12 de junho de 2021

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

BENEFÍCIOS DO CAFÉ PARA A SAÚDE

Yoni Crociatti, Antonio Teste, Maria Teste1, João Teste2
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

 

Aproveitando que hoje, dia 19 de fevereiro é comemorado o Dia do Esportista, vamos falar sobre café e saúde.

Você sabia que uma rotina saudável começa com um café?

O café, além de ser delicioso, faz muito bem para a saúde. O café pode ser um aliado na luta contra doenças como câncer, Alzheimer, depressão, estresse e diabetes. Além disso, essa deliciosa bebida ajuda na digestão e até rejuvenesce as células do corpo.

Esses são alguns dos benefícios que um café especial pode representar para sua saúde quando consumido diariamente. Num passado não muito distante, a ciência se ocupou em entender e esclarecer alguns mitos que envolvia o grão. Essa busca resultou em diversas conclusões que quase ninguém imaginava.

O Dr. Darcy Lima, autor do livro 101 Razões para tomar café, foi o pioneiro nos estudos dedicados à nossa bebida favorita. Na sequencia, outros pesquisadores e médicos como o Dr. Bruno Mahler Mioto do Instituto do Coração de São Paulo (InCor) dedicaram anos para compreender a complexidade e a real relevância do ingrediente para a saúde.

Foi descoberto, por exemplo, que o café conta com potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos minerais em pequenas quantidades além da cafeína. Ainda possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Segundo o site da ABIC, o principal segredo é que o café possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos (que também ajuda na perda de peso).

1 – Evitar Câncer

Segundo o site Saúde Dica, a incidência do câncer de mama, cancro da faringe e oral, próstata, fígado e esofágico pode ser evitada com a ingestão de pelo menos uma xícara de café por dia. Por ser rico em antioxidantes listados acima, ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores.

2 – Aliviar o Stress

Em um estudo feito simultaneamente nos Estados Unidos, Portugal e Brasil ficou comprovado que o café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho no tempo de reação, memória e raciocínio.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

10 à 12 de junho de 2021